quinta-feira, 21 de maio de 2015

Bebê-O que é essencial no primeiro mês



Quando você procura por lista  para o enxoval do bebê geralmente elas tem inúmeros itens,mas alguns são essenciais,e é sobre isso que vamos falar aqui hoje.O que é essencial no primeiro mês do bebê.
Sugestão de lista de enxoval e roupinhas você pode conferir nestes posts.
Vamos começar falando de higiene.



Troca de fraldas
Algodão - a pele do bebê é sensível e delicada ,procure fazer a higiene com algodão umedecido em água morna.Minha experiência pessoal é que você lave sempre o bebê quando for trocar a fralda,recebi essa orietação do dermatologista.Quando for cocô use água e sabonete depois de retirar o excesso com algodão e quando for xixi só enxaguar com água.

Creme antiassaduras - importantíssimo.Cubra com uma camada fina duante o dia e não se preocupe em retirar totalmente a cada troca de fralda,faça isso só no banho.À noite passe uma camada levemente mais grossa.Existem várias marcas ótimas no mercado,quem quiser sugerir fique á vontade.

Fraldas - Deixe seu estoque de fraldas sempre cheio.Porque,para quem não sabe,a média de troca de fraldas de um bebê recém nascido é de oito por dia.Então faça as contas...é minha gente são mais ou menos 240 fraldas neste primeiro mês...Bom estamos falando de fraldas descartáveis,mas hoje em diaas fraldas de pano estão em alta de novo(por conta do meio ambiente).sei que muita gente torce o nariz pra essa idéia,mas é possível.Exige uma organização pra manter esse esquema,mas dá pra fazer.Minha experiência pessoal é que tive que usar por algum tempo fraldas de pano no meu filho mais novo,ele tinha a pele muito sensível e o drematologista indicou.Preciso dizer que é difícil depois que você já usou frladas descartáveis.Lógico que dá mais trabalho,pois além da fralda suja mais roupinhas,principalmente no meu caso porque eu não podia usar calça plástica com ele.Tem que ter um grande número de fraldas,claro e logo que você trocar já coloque as fraldas de molho no sabão de côco.Difícil,mas possível.

Lenços umedecidos - coloquei na lista de essenciais,mas deixe pra usá-los só quando você não estiver em casa,pelo mens neste primeiro mês.

Água ou garrafa térmica - Ter à mão água morna,seja num potinho ou em numa garrafa térmica é essencial para retirar o excesso inicial.


Banho

Banheira - neste primeiro mês é mais seguro dar banho no bebê na banheira.Recomendo que você tenha o cuidado de sempre higienizar a banheira,dando atenção especial a abertura que escorre a água,aquele ralinho sabe?as impurezas qe se acumulam ali pode causar infecçoes urinárias,especialmente nas meninas que são masi suscetíveis.

Sabonete - de preferência aos glicerinados.Neste começo você pode dispensar o uso de xampus e condicionadores.

Toalha macia - lembre-se que a pele do bebê é bem sensível,então use tolhas bem macias.As que são toalhas fralda são mais indicadas neste início.

Hastes flexíveis - o bom e velho cotonete.Use com cuidado só pra secar as dobrinhas da orelha(por fora,nada de tentar limpar lá dentro do ouvido,hein).Pode ser útil pra tirar sujeirinhas do nariz.E é usada pra cuidar do umbigo.


Cortador de unha - você vai perceber que vai usar muit esse item,visto que as unhas do bebê crescem muito rápido.O corte é feito uma ou duas vezes por semana.

Claro que tudo se ajeita,e a gente tem que saber que nem toda criança que nasce é igual nas propagandas de fralda ,né?As pessoas tem seus bebês nas mais diversas condições,principalmente financeiras.E cada um faz o que pode.
Por isso gosto de listar só o que é importante,então vamos lá...

Berço - um berço seguro,com proteção,num lugar arejado.Cuidado com a quantidade e horários que o sol bate,pra você noa acabar deixando o beb~e no sol.(Parece inacreditável,mas acontece e eu já vi com meus próprios olho isso acontecer).

Sacola ou bolsa - tenha uma bolsa para sair com o bebê,já deixe nela um kit de higiene e algumas frladas pra evitar esquecimento.Lembre´se sempre de deixar algum documento dos bebê nesta bolsa.

Pano de boca - para mim são essenciais,porque o bebê sempre precisa limpar a boquinha em algum momento.E você pode ter panos de boca todo bordado,com nome e cores e tudo mais(eu como artesã adoro fazer),mas eles também podem ser simples e funcionais.



Bom,se você leu o post achou que faltou algo que você acha essencial,deixe nos comentários,colabore com as mamães!!!
Beijo!!!



Um comentário :

  1. Achei o máximo essas dicas amiga, já tomei nota de tudo, bjs, uma semana abençoada e obrigada por compartilhar, Ana ;)...

    ResponderExcluir